Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pirataria

Justiça condena dono de sites de downloads

Redação Bonde com MPF
25 out 2013 às 11:02

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) conseguiu na Justiça a condenação do administrador dos sites cdportatil.com e baixarcdmp3gratis.org, Rodrigo Reis da Silva Ramos, por violação de direitos autoriais. Nos sites, Rodrigo disponibilizava links para o download de álbuns musicais completos, sem autorização dos artistas. Além disso, obtinha lucro com a atividade, por meio de anúncios publicitários nas páginas. Ele foi condenado a dois anos de prisão, mas a pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período e pelo pagamento de multa no valor de cinco salários mínimos.

A investigação começou a partir de uma representação da Associação Antipirataria Cinema e Música (APCM), em outubro de 2010. A Associação possui um departamento de internet que detectou a existência de sites que utilizam e disponibilizam arquivos eletrônicos contendo filmes e músicas de suas associadas – Motion Picture Association América Latina, Associação de Defesa Da Propriedade Intelectual e Associação Protetora dos Direitos Intelectuais Fonográficos), de forma não autorizada e em flagrante violação aos direitos autorais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O laudo da perícia criminal confirmou que os sites de Rodrigo Reis tratavam-se de sites destinados à distribuição de álbuns musicais completos, hospedados fora do território nacional. Durante a análise do disco rígido pertencente ao réu, também foram encontrados registros dele vinculados aos sites analisados. O acusado também confirmou que obtinha lucros pela exposição de anúncios em seus sites.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova tecnologia

Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas

Imagem de destaque
Nesta terça

Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil

Imagem de destaque
Celebrating Popcorn

Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale

Imagem de destaque
Tecnologia no aprendizado

Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado

O delito de violação de direito autoral está previsto no artigo 184 do Código Penal. Ele se concretiza, no caso em questão, quando o agente oferece ao público, via internet, a obra sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou do produtor do fonograma, com intuito de lucro direta ou indiretamente. No crime, o produto não é vendido diretamente ao consumidor, porém as obras são colocadas à disposição dos interessados para download, sem autorização do autor ou do produtor para que pudessem ser comercializadas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo