Tecnologia

Jovem diz ter sido vigiada por hackers durante o banho

21 jun 2013 às 17:48

A universitária britânica Rachel Hyndman, de 20 anos, contou à BBC Rádio 5 que foi vigiada por hackers enquanto tomava banho. Os invasores, segundo ela, conseguiram controlar remotamente a sua webcam. As informações são do UOL Tecnologia.

Ela afirmou que percebeu que algo estava errado com seu computador quando a câmera ligou sozinha – na ocasião, Rachel assistia a um filme no notebook enquanto tomava banho. "Eu estava na banheira, tentando relaxar e os programas começaram a aparecer como se um fantasma estivesse usando a máquina. Eu não conseguia controlar."


Ela só conseguiu voltar a dar comandos para o computador quando o desconectou da internet. A jovem disse não ter ido à polícia, pois teve medo de sua história parecer paranoica. "Contar que alguém está espionando você na banheira soa muito paranoico. Eles não acreditariam, ririam ou diriam que não têm nada a ver com isso."

A prática é chamada de ratting – o termo vem da sigla RAT, que em inglês significa ferramenta de administração remota. Com ela, pessoas mal-intencionadas podem controlar o computador remotamente após instalar um programa na máquina. Assim, é possível ligar a webcam do computador sem intervenção do usuário, como no caso relatado por Rachel. (com informações do UOL Tecnologia)


Continue lendo