Tecnologia

Hackers invadem página do Governo e de partidos

23 jun 2013 às 08:59

O Portal Brasil, página oficial do governo brasileiro na internet, foi hackeado na noite de sábado (22). Segundo informações do UOL, todo o conteúdo do site ficou indisponível. Quem acessava a página, era direcionado a uma mensagem de erro e não conseguia navegar.

Na manhã deste domingo (23), o conteúdo já havia sido normalizado. O grupo de hackers "Anonymous" assumiu o ataque. Pelo Facebook, eles disseram que a ação tinha como objetivo apoiar os protestos que ocorrem pelo Brasil.


Partidos também são alvos


Alvo de ataques de hackers, o site do PT nacional está fora do ar desde a manhã de sábado. Também sob ameaça de invasão, o site do PMDB nacional passa por reforço no sistema de segurança e encontra-se em "manutenção". Os dois partidos são os maiores no Congresso Nacional e têm como principais representantes a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer, respectivamente.


Segundo integrantes do PT, os problemas de acesso ao portal começaram a ser identificados ao longo da semana, no auge das manifestações que levaram mais de 1 milhão de pessoas às ruas em várias cidades do país.


Os ataques dos hackers teriam se intensificado na última quinta-feira levando à derrubada do site ontem. "Houve uma tentativa de invasão que não teve êxito, mas conseguiram sobrecarregá-lo e dessa forma derrubá-lo", disse à Agência Estado, o secretário de Comunicação Social do PT, Paulo Frateschi.


Ainda não há previsão de o site retornar a funcionar.


No caso do PMDB, no início da semana, houve invasão e "pichação virtual" em que os hackers inseriram imagens e mensagens utilizadas nas manifestações como "fim da corrupção" e contra a PEC 37.


Segundo integrantes do partido ouvidos pelo Broadcast Político, optou-se em retirar do ar o site neste final de semana para tentar identificar os invasores e reforçar o sistema de segurança. No momento, ao acessar o portal do partido, o internauta encontra a seguinte mensagem: "Site em manutenção. Em breve retornaremos!"


(Com informações da Agência Estado e UOL)

Atualizado às 10h16


Continue lendo