O usuário pode ter feito uma compra recente pelo Mercado Livre. Então, ele pode acreditar que de fato acaba de receber um e-mail diretamente do portal para lançar uma isca e tentar roubar dados bancários e de cartões de crédito dos usuários de computador.
A mais recente tentativa de ameaça dos hackers foi detectada neste final de semana pela equipe de suporte da Nodes Tecnologia, distribuidora das soluções de segurança Avira no Brasil. Cyber criminosos lançaram na Internet uma enorme quantidade de uma mensagem falsa usando o nome de Mercado Livre com o título Debito Pendente, informando no corpo do e-mail que se tratava de um "último aviso" sobre a compra de um aparelho celular, acusando a falta de pagamento. Os hackers pediam também para o usuário abrir um arquivo em PDF com a suposta fatura, com ameaça de levar o nome do "comprador" ao SPC/Serasa.
Eduardo Lopes, diretor comercial da Nodes, afirma que este tipo de falso e-mail com o tal PDF na verdade direciona à abertura de um arquivo executável contendo um cavalo de troia criado para coletar informações financeiras do usuário. "Nunca se deve acreditar neste tipo de mensagem e orientamos que o comprador entre em contato com a loja ou site onde fez a compra para verificar a veracidade do comunicado. Caso o e-mail possua algum telefone de contato, ele deve ser desconsiderado imediatamente", afirma o executivo, que também o usuário deve manter seus sistemas, programas de computador e software antivírus sempre atualizados.