Golpistas da internet estão aproveitando o temor mundial acerca da proliferação do vírus Ebola para infectar computadores. De acordo com a Symantec, quatro novos golpes relacionados ao tema circulam pela web.
O primeiro é bem simples e usa um artigo jornalístico falso para atrair o usuário a ser contaminado pelo malware Trojan.Zbot. O segundo é um ataque que se passa pela Etisalat, empresa de telecomunicações dos Emirados Árabes, que promete um apresentação detalhada sobre o Ebola, o que culmina na instalação de um malware.
O terceiro trata-se de falsas informações recentes sobre um tratamento promissor para o Ebola. O golpista afirma que a cura foi encontrada e que a informação deve ser compartilhada. No e-mail, há um anexo com o malware Backdoor.Breut.
No último crime cibernético identificado, uma campanha de phishing usa um site falso que simula o site da CNN, com supostos novos fatos sobre o vírus incluindo informações sobre terrorismo. Um link malicioso direciona o usuário a um provedor de e-mail que pede um login e uma senha, dados que são enviados diretamente para os golpistas. (Com informações do UOL).