Golpistas da internet estão aproveitando o temor mundial acerca da proliferação do vírus Ebola para infectar computadores. De acordo com a Symantec, quatro novos golpes relacionados ao tema circulam pela web.
O primeiro é bem simples e usa um artigo jornalístico falso para atrair o usuário a ser contaminado pelo malware Trojan.Zbot. O segundo é um ataque que se passa pela Etisalat, empresa de telecomunicações dos Emirados Árabes, que promete um apresentação detalhada sobre o Ebola, o que culmina na instalação de um malware.
O terceiro trata-se de falsas informações recentes sobre um tratamento promissor para o Ebola. O golpista afirma que a cura foi encontrada e que a informação deve ser compartilhada. No e-mail, há um anexo com o malware Backdoor.Breut.
Leia mais:
Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas
Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale
Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado
No último crime cibernético identificado, uma campanha de phishing usa um site falso que simula o site da CNN, com supostos novos fatos sobre o vírus incluindo informações sobre terrorismo. Um link malicioso direciona o usuário a um provedor de e-mail que pede um login e uma senha, dados que são enviados diretamente para os golpistas. (Com informações do UOL).