A companhia aérea Gol vai implantar, a partir de 1° de setembro, sistema de conexão Wi-Fi em suas aeronaves. Estarão disponíveis conteúdos fornecido por alguns dos maiores grupos de comunicação do Brasil, que poderão ser acessados por smartphones, tablets e notebooks.
Batizado de "Gol no Ar", o sistema vai disponibilizar conteúdos variados, com notícias e artigos de jornais e revistas, programas de TV, esportes, jogos e canais de músicas para gostos diversos. O acesso poderá ser realizado durante o voo e o conteúdo será atualizado automaticamente a cada pouso em nove aeroportos: São Paulo/Congonhas, São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Rio de Janeiro/Tom Jobim-Galeão, Belo Horizonte/Confins, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Belém e Fortaleza.
De acordo com o diretor de Inovação e Novos Negócios da GOL, Ubiratan da Motta, os primeiros meses serão importantes para que a empresa entenda o comportamento dos clientes, proporcionando o contínuo aperfeiçoamento do serviço. "Conseguimos inovar em três frentes: criando uma solução em tecnologia, uma solução para a indústria e no relacionamento com o cliente", diz.
Equipes da Gol trabalharam 14 meses no desenvolvimento do portal, que será utilizado pelos clientes gratuitamente. A instalação dos equipamentos necessários na frota será gradual, sendo que o sistema já está implantado em 35 aeronaves. Neste primeiro momento, a companhia vai oferecer o produto em cerca de 250 voos diários, principalmente na Ponte Aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo, o mercado mais movimentado do Brasil. A previsão é que haja expansão para cerca de 380 voos diários até o fim do ano.