O Facebook foi condenado a pagar R$ 13.560 de indenização a uma usuária brasileira que teve uma imagem sua adulterada e compartilhada na rede social com uma mensagem ofensiva. A decisão é da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).
A autora da ação, a consultora Sandra Oliveira, afirma que uma foto do seu rosto foi submetida a manipulação para ressaltar as cores da maquiagem sem a devida autorização. Depois, a imagem circulou com a frase "Maquiagem é uma coisa! Tentar roubar o emprego do Patati Patatá é outra". Ela chegou a ser comunicada em uma reunião da empresa na qual trabalhava de que a imagem estava sendo reproduzida no Facebook. O episódio ocorreu em 2012, com pelo menos 30 mil compartilhamentos.
Sandra alega que ter utilizado o recurso de denúncia para pedir a remoção da imagem, mas suas solicitações não foram atendidas. Três meses depois, ela entrou na Justiça.
Leia mais:
Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas
Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale
Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado
As partes tem 15 dias para recorrer da decisão. O advogado de Sandra pretende protocolar um recurso pedindo uma revisão do valor. Segundo ele, R$ 13.560 não são suficientes para reparar os danos morais sofridos por sua cliente.
(com informações do blog Link)