Tecnologia

Exposição em Londrina resgata 42 anos de história dos videogames

03 mar 2015 às 10:44

De 6 a 22 de março, quem visitar o Boulevard Londrina Shopping terá a oportunidade de conhecer, rever e até jogar mais de 40 anos de evolução dos videogames em um só lugar. A exposição faz parte do Museu do Videogame Itinerante, o primeiro museu do videogame do país que chega a Londrina com mais de 200 consoles de todas as gerações, estando 40 deles à disposição para jogar. Entre os clássicos estão o Telejogo, Atari, Nintendo 8 bits, Master System, Mega Drive, Nintendo 64, PlayStation 1 e muitos outros. Além dos antigos, será possível jogar também lançamentos para o PlayStation 4, PlayStation 3, Wii U e Nintendo 3DS, bem como participar do palco Just Dance e do concurso de Cosplay.

De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, é a primeira vez que a exposição acontece fora de Campo Grande (MS) e Londrina não foi escolhida por acaso. "Londrina é conhecida por ser um pólo de tecnologia e nossas pesquisas indicam que, em cidades com esse perfil, o interesse pelo videogame é muito grande. Temos ótimas expectativas", comenta. Cleidson é colecionador há mais de 10 anos e destaca algumas relíquias do acervo, como o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).


E as raridades não param por aí. Há itens realmente desconhecidos até mesmo para alguns colecionadores, como o Coleco Telstar Arcade, de 1977. Lançado na era pong, o console era triangular e cada um dos seus lados tinha um controle diferente. Seguindo a mesma linha, a exposição traz o Coleco Telstar Combat, de 1977, que tinha como foco o público que gostava de tanques de guerra. Outro videogame do acervo, o Action Max, de 1987, trazia jogos de tiro em fitas de videocassete. Os curiosos também podem curtir o Bandai Pip Pin Atmark, o único videogame criado pela Apple, em 1995. Todos os itens trazem informações com nome, data de lançamento e detalhes técnicos dos videogames. Alguns consoles antigos trazem ainda vídeos com comerciais da época e detalhes de como funcionavam.



Palco just dance e concurso de cosplay


Para os que querem experimentar as mais novas tecnologias de videogames, que exigem que o jogador se movimente em vez de ficar sentado no sofá, o evento possibilitará ao visitante interagir com jogos de dança e esportes. No palco principal, poderão participar de concursos de dança com o Just Dance 2015, da Ubisoft, e concorrer a prêmios. Basta inscrever sua equipe, com quatro integrantes, e buscar a melhor pontuação.


Um dos momentos mais aguardados será o concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir do dia 6 de março, no próprio evento. O desfile acontecerá no dia 22 de março. Para participar, é necessário preencher uma ficha e levar cinco cópias impressas da imagem do personagem escolhido.



Palestra com youtubers


Os apaixonados por games conhecem ou já ouviram falar dos youtubers Zangado e RezendeEvil. Com milhões de visualizações no YouTube, os vídeos deles estão entre os mais populares do Brasil. Thiago "Zangado" visitará a exposição no dia 18 de março para palestra e sessão de fotos com o público. Ele é conhecido na web por fazer vídeos com críticas, analogias e referências a outros jogos, filmes e livros. Além disso, desde que começou a gravar nunca revelou sua identidade. Nos vídeos, Zangado aparece com uma máscara de Guy Fawkes, popularizada pelo filme "V de Vingança".


Já o londrinense Pedro Afonso, responsável pelo canal RezendeEvil, fará palestra no dia 19 de março. Com séries sobre "Minecraft", jogo de construção com blocos fenômeno entre os jogadores mais jovens, seu canal é o mais visto do Brasil e já soma quase 2 milhões de inscritos.


Serviço:


Museu do Videogame Itinerante


Data: 6 a 22 de março


Horário: de segunda a sábado das 13 às 21 horas e no domingo das 14 às 20 horas


Local: Átrio do Boulevard Londrina Shopping (piso térreo)

Entrada gratuita


Continue lendo