A Apple apresentou nesta segunda-feira, 6, a mais nova versão do sistema operacional para sua linha de computadores Macintosh em um momento no qual a gigante da informática fortalecer sua posição em equipamentos de conexão móvel.
O novo sistema, chamado OS X "Lion", baseia-se nos programas que operam os populares iPhones e iPads da Apple. Phil Schiller, diretor de marketing da Apple, informou que a nova versão do sistema operacional possui 250 novas características, muitas das quais dependem apenas dos movimentos do usuários para manipular o computador.
O anúncio do OS X "Lion" foi feito na abertura da conferência anual de desenvolvedores da Apple em San Francisco, Califórnia. O executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, abriu o evento dizendo aos participantes que a empresa discutiria "muitas novidades interessantes sobre computação em nuvem".
Jobs, um sobrevivente da luta contra o câncer que continua em licença médica, parecia magro ao subir ao palco vestindo jeans e gola olímpica. Ao aparecer, Jobs foi aplaudido em pé pelas cerca de 5.200 pessoas presentes enquanto os alto-falantes tocavam a clássica "I Feel Good", de James Brown.