A partir desta quinta-feira (11) o pagamento de guias de recolhimento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) pode ser feito em terminais de autoatendimento, com cartão de débito do Banco do Brasil. A nova tecnologia faz parte de um projeto piloto lançado em Londrina, durante a interiorização do Governo do Estado na cidade.
"Agora será possível pagar os serviços do Detran no terminal e o usuário não precisará ir até o banco e enfrentar filas. Por enquanto, só serão aceitos cartões do Banco do Brasil. Nossa expectativa é que os outros bancos já credenciados também possam oferecer o serviço, como o Sicredi, Bancoob e Banco Rendimento", explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Além do terminal de Londrina, que está instalado no posto do Detran na cidade, também estarão disponíveis equipamentos na sede do Detran no bairro Tarumã, no Hauer e no Centro de Curitiba, além da Ciretran de São José dos Pinhais.
"Até o final do ano poderemos ter mais 100 terminais com possibilidade de pagamento de taxas. Hoje são 200 terminais de autoatendimento localizados em 165 municípios de todas as regiões do Estado, distribuídos em Ciretrans e locais de grande circulação: shopping centers, mercados e prefeituras", conta Traad.
Nesta primeira fase, o usuário pode pagar três serviços nos novos equipamentos: segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e Permissão Internacional para Dirigir (PID).
Todos os terminais do Detran, mesmo sem a função de pagamento, permitem realizar a solicitação de serviços e impressão de guias e taxas, consulta à pontuação de CNH, consulta ao licenciamento anual, agendamento de curso de reciclagem, agendamento de exame médico, além da consulta de testes, recursos de multas e suspensão de CNH. Desde o início da implantação, em agosto de 2013, foram mais de 640 mil acessos.
DETRAN FÁCIL – O autoatendimento nos terminais faz parte da plataforma Detran Fácil, que envolve ainda os serviços online via internet e TV Digital. "O sistema integra os serviços com maior demanda entre os usuários. Desde o lançamento, em maio de 2011, já concluímos 1,4 milhão de atendimentos, ou seja, evitamos que esta quantidade de usuários se deslocasse até uma sede física do Departamento", explica o diretor de Tecnologia do Detran, Hugo Collodel.
Em 2014, mais de 775 mil processos foram finalizados utilizando a tecnologia. De 2011 para 2014 houve aumento superior a 800% no número de acessos e a expectativa é de que dobre na comparação com o ano passado. Isso porque a média mensal de acessos pelo Detran Fácil cresceu gradativamente desde a implantação. No primeiro ano eram cerca de 6 mil serviços solicitados por mês. Em 2012, o número dobrou (13 mil); Em 2013, triplicou (39 mil). Em 2014, já são mais de 70 mil acessos mensais.