Por mais que tomemos cuidado, danos aos cabos de carregadores de celulares são praticamente inevitáveis - ou a internet não estaria cheia de ofertas de peças de reposição ou mesmo de produtos "à prova de quebras".
Mas algumas providências simples podem prorrogar o período de vida útil de seu carregador. E resultar em economia.
1. Truque caseiro
A mola do mecanismo de acionamento de uma caneta pode fazer de um cabo algo mais maleável. Instalando-a próxima ao plug que se conecta ao telefone, evita-se dobras que possam quebrar a fiação. Um canudinho também pode ajudar, ou mesmo papel e fita adesiva.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
2. Cabo reforçado
Quem estiver à procura de algo menos rudimentar pode comprar um cabo reforçado, feitos de material mais durável e maleável.
3. Enrole o cabo corretamente
A maioria dos casos de avarias a cabos de carregadores de celular se deve ao fato de que seus usuários não os enrolaram de forma apropriada. Uma prática comum é dobrar o cabo e o enrolar. Isso não é recomendável, já que seus componentes podem ser afetados quando são tensionados pelas dobras e voltas.
O melhor a fazer é guardar o cabo em círculos, mas sem tensão.
4. Não estique o cabo
Outro momento em que o cabo fica mais exposto é quando se move o dispositivo a ele conectado durante o processo de carga. Isso danifica uma parte do cabo que está mais próxima à tomada.
Por isso é importante deixar um "espaço de manobra" nos cabos. E, principalmente, não os deixar no caminho, já que tropeções podem causar danos.
(com informações do site BBC)