Já houve um tempo em que, para ganhar clientes, bastava a uma empresa oferecer um bom produto ou serviço. Com o advento da internet, as coisas mudaram, e muito. Hoje, fala-se bastante em CX (customer experience), ou experiência do cliente, na tradução para o português. O termo refere-se ao relacionamento entre uma empresa e seus clientes e inclui toda interação, não importa quão breve e mesmo que não resulte em uma compra.
A capacidade de proporcionar uma excelente experiência é a chave para a aquisição e retenção efetiva de clientes. Não só isso, mas oferecer um serviço consistente ajuda a estabelecer expectativas, agilizar as interações com o cliente, construir relacionamentos e cultivar a confiança. Além disso, os clientes exigem serviços contínuos em todos os canais (por exemplo, site, telefone, redes sociais, chat, etc.), com base nas interações em tempo real com a marca.
Leia mais:
Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas
Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale
Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado
No entanto, muitos negócios ainda operam por meio de processos obsoletos, o que traz desafios para o atendimento ao cliente e para a experiência do usuário. Quando uma empresa opera com sistemas e ferramentas não integrados, é muito mais difícil oferecer um atendimento eficiente, o que gera impacto sobre os clientes e usuários finais. A automação pode ajudar a mudar esse cenário.
Automação e CX na prática
A automação pode ajudar empresas a otimizar e padronizar os mais variados processos, desde o processamento de pedidos, expedição até o suporte pós-venda, para que você possa oferecer uma experiência que atenda às expectativas do cliente e construa uma relação baseada em confiança. Ela também ajuda a gerenciar as comunicações com o cliente e garantir que elas não se percam.
A personalização é a chave para diferenciar sua marca, impulsionar as vendas e aumentar a conversão no mercado competitivo de hoje. Utilize as tecnologias de automação para analisar os dados coletados e segmentar a sua lista de clientes, para que você possa entregar conteúdo relevante, recomendações de produtos e serviços em tempo real.
Da mesma forma, as APIs (interfaces de programação de aplicações) estão se tornando cada vez mais valiosas para as empresas. Mas você sabe o que é API? Elas têm uma variedade quase infinita de usos: podem ser usadas para melhorar os produtos, sistemas e operações existentes, e fornecer informações valiosas para tomar melhores decisões comerciais.