Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mapeamento

Codel apresenta pesquisa sobre setor de TI em Londrina e Região

Redação Bonde com assessoria de imprensa
06 jul 2015 às 14:48
- Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Segundo dados do Sebrae/PR, das 5.535 empresas de Tecnologia de Informação (TI) do Paraná, 852, que representam 15%, estão em Londrina. Na região do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Londrina e Região, que vai de Apucarana a Cornélio Procópio, são 1.181 empresas - 21% do total. Além de numerosas, as empresas que se dedicam ao setor no norte do Paraná se destacam pela qualidade dos serviços prestados e dos produtos oferecidos em razão de fatores como: são detentoras de 35 certificações de alto nível; fazem parte de um ecossistema fértil, formado por universidades e institutos formadores de mão-de-obra qualificada, incubadoras tecnológicas, um APL atuante e entidades de classe engajadas, como o Sebrae/PR, o Sindicado das Indústrias de Informação do Paraná (SINFOR–PR) e a Central de Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (Cintec).

O potencial de Londrina e Região no segmento de TI é tão significante que a cidade foi escolhida, entre mais de 5 mil municípios brasileiros, para sediar o único Instituto Senai de Tecnologia, voltado para a área. Além disso, o poder público reconheceu a vocação da cidade no setor de TI e apoiou a criação da marca Londrina Cidade Genial em TIC, no final do ano passado, que representa a nova identidade da cidade – que já foi a capital mundial do café, no século passado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com o objetivo de transformar Londrina em uma referência na área no Paraná, no Brasil e no mundo, as entidades relacionadas ao setor de TI estão trabalhando em conjunto com o poder público para fortalecer ainda mais o segmento. Uma das estratégias é a realização de uma pesquisa, realizada pelo Sebrae/PR e que foi encomendada pelo Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). O estudo será apresentado na próxima quinta-feira, dia 9 de julho, durante o Cafetec, às 8 horas, no Sebrae/PR, que fica na Avenida Santos Dumont, nº 1.335.

Leia mais:

Imagem de destaque
Brasileiros conseguiram acessar

X (ex-Twitter) voltou no Brasil. Ou quase isso. Entenda a polêmica

Imagem de destaque
Dois lados da moeda

Inteligência artificial reduz risco de acidente automotivo, mas ciberataques preocupam

Imagem de destaque
Saiba detalhes

Apple apresenta iPhone 16 com recursos de IA em evento ao vivo

Imagem de destaque
Riscos à saúde mental

Pornografia de IA esbarra em ética e pode ser caminho sem volta para 'sexo solitário'


Pedro Sella, diretor de ciência e tecnologia do Codel, que irá fazer a apresentação da pesquisa, explica que a ideia é entender melhor as características do setor na região que abrange o APL de Software de Londrina e Região, como faturamento, número de funcionários, tipo de atuação e para onde vendem. "Nosso objetivo, além de utilizar os dados da pesquisa para propor ações para o desenvolvimento do setor, é conhecer as deficiências para que elas possam ser melhoradas", diz.

Na opinião de Fabrício Bianchi, consultor do Sebrae/PR, o estudo irá contribuir para melhorar ainda mais a competitividade das empresas da região. "Acreditamos que as empresas podem agregar valor a seus softwares a partir de práticas inovadoras, de olho no mercado externo, para ampliar os negócios. Além disso, é necessário investir em produtos direcionados para a plataforma mobile, já pensando no futuro do setor. Estes são os maiores desafios", afirma.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade