A rapidez na impressão e a qualidade dos produtos fabricados por impressoras 3D vem chamando a atenção de diversos setores produtivos. No ano passado, até a indústria automobilística se rendeu à tecnologia ao lançar, durante a International Manufacturing Technology Show, realizada em setembro, em Chicago, o primeiro carro impresso em 3D.
A grande novidade do setor para 2015 é que o modelo deve chegar ao mercado ainda este ano. De acordo com o jornal The Guardian, o carro deve custar entre US$ 18 mil e US$ 30 mil. Batizado de Strati, o carro é elétrico e levou quatro meses e meio de trabalho e 44 horas de impressão, mas a empresa que o desenvolveu, a Local Motors, afirma que ele pode ser construído em seis semanas e com 24 horas de impressão.
Ao todo, são 49 partes, sendo que nem todas são impressas – caso do motor, bateria e suspensão. Já o chassi e os itens do interior do veículo são todos feitos em plástico reforçado com fibra de carbono. Os interessados no carro impresso em 3D, podem se cadastrar no site da Local Motors. (Com informações do InfoMoney)