Pelo sexto ano consecutivo, a McAfee realiza a pesquisa na Internet sobre as pessoas mais famosas da cultura popular mundial para revelar os atletas, músicos, políticos, estrelas de Hollywood, estilistas e humoristas que são as celebridades mais perigosas da Web. O estudo global McAfee Most Dangerous CelebritiesTM (Pesquisa da McAfee sobre as Celebridades mais Perigosas da Internet) neste ano identificou que as mulheres apresentam maior risco que os homens.
O que este estudo da McAfee identifica são quais as tendências mais atuais que os cibercriminosos seguem, geralmente usando nomes de celebridades populares e em evidência no momento, para atrair as pessoas para sites que, na realidade, estão repletos de programas mal-intencionados criados para roubar senhas e informações pessoais. Quem procura por os vídeos ou arquivos mais recentes para baixar, além de acompanhar o conteúdo da moda e as notícias sobre as celebridades, pode acabar com o computador infectado por malwares. Este ano, pesquisar o nome de uma celebridade e incluir nas buscas "downloads gratuitos" e "fotos nuas" como parte do termo de pesquisa gerou resultados mais perigosos.
"Ao pesquisar na internet, os internautas ficam tão empolgados para ver fotos, vídeos e notícias sobre suas celebridades favoritas que se esquecem que links para sites com fotos de famosos e páginas de eventos podem conter conteúdo mal-intencionado", afirma Paula Greve, diretora de pesquisa sobre segurança na Web da McAfee. "Mais ameaças são desenvolvidas à medida que, a cada ano, passamos a utilizar por mais tempo nossos dispositivos, além de nossos computadores. A maioria dos usuários não percebe que o conteúdo pode esconder URLs abreviadas e publicidade mal-intencionada", reforça a executiva.
O estudo das celebridades mais perigosas na Internet utiliza as avaliações e classificações de sites do software McAfee® SiteAdvisor®, que indica em quais sites é arriscada a busca de celebridades e calcula uma percentagem geral de risco. O SiteAdvisor tem uma versão disponível gratuita para os usuários que pode ser baixada no site: http://www.siteadvisor.com/.
Nas pesquisas globais, Emma Watson lidera a lista
A atriz Emma Watson substituiu Heidi Klum (lista de 2011) como a celebridade mais perigosa em pesquisas on-line em 2012 segundo a McAfee; praticamente, um a cada oito links sobre Emma leva o internauta a um site mal-intencionado. A lista segue tendo Jessica Biel em segundo lugar e Eva Mendes em terceiro. Mulheres latinas se mostraram as mais populares e ocupam cinco das dez primeiras posições. Depois de Eva Mendes, Selena Gomez, Shakira e Salma Hayek levam o quarto, o sétimo e o nono lugares, com Sofia Vergara fechando a lista em décimo. O humorista dos Estados Unidos Jimmy Kimmel é o único homem a chegar à lista dos 20 primeiros deste ano.
Os fãs que pesquisarem "Emma Watson downloads gratuitos", "Emma Watson fotos nuas", "Emma Watson montagens" e "Emma Watson no flagra" (inclusive com essas palavras no idioma inglês) correm o risco de se deparar com ameaças on-line arquitetadas para roubar informações pessoais. Clicar nesses sites perigosos e baixar arquivos como fotos e vídeos expõe os usuários ou consumidores ao risco de vírus e malwares.
As pesquisas da McAfee constataram que, quando um usuário busca downloads e fotos mais recentes de Emma Watson, há uma probabilidade superior a 12,6% de acessarem um site identificado nos testes como portador de ameaças on-line, tais como spyware, adware, spam, phishing, vírus e outros tipos de malware.
A lista das celebridades Top 10 globais da pesquisa McAfee deste ano com alto percentual de risco:
1 - Emma Watson – atriz conhecida pelo seu trabalho como Hermione Granger em "Harry Potter" e contratada para promover a marca Lancôme. (12,6% de risco)
2 - Jessica Biel – atriz e modelo que esteve no topo da lista do "The Most Dangerous Celebrities" da McAfee em 2009. (11,77% de risco)
3 - Eva Mendes – atriz que atuou nos filmes "+ Velozes + Furiosos" e "Hitch." (11,15% de risco)
4 - Selena Gomez – cantora e atriz; namorada de Justin Bieber. (10,94% de risco)
5 - Halle Berry – atriz vencedora do Oscar. (10,83% de risco)
6 - Megan Fox – atriz casada com Brian Austin Green. (10,73% de risco)
7 - Shakira – cantora e compositora. (10,73% de risco)
8 - Cameron Diaz – atriz que esteve no topo da lista do "The Most Dangerous Celebrities" da McAfee em 2010. (10,52% de risco)
9 - Salma Hayek – atriz, produtora e diretora, vencedora do Oscar. (10,31% de risco)
10 - Sofia Vergara – atriz colombiana. (10,1 % de risco)
Nas pesquisas do Brasil, as atrizes são destaque
As celebridades brasileiras cujos sites de downloads, notícias e imagens pesquisados, entre outros, contendo ameaças e códigos mal-intencionados, foram apontados como arriscados pelas pesquisas com o software McAfee SiteAdvisor são:
1 - Juliana Paes – atriz (14,48% de risco)
2 - Débora Falabella – atriz (8,33% de risco)
3 - Ísis Valverde – atriz (8,23% de risco)
4 - Leandra Leal – atriz (8,23% de risco)
5 - Taís Araújo – atriz (8,23% de risco)
6 - Cláudia Abreu – atriz (7,81% de risc
As mulheres são mais perigosas que os homens
Globalmente, Jimmy Kimmel (em 13º lugar na lista) é o único homem a integrar os 20 primeiros nomes, com a saída de Piers Morgan e Brad Pitt da lista (no ano passado, eles ocupavam respectivamente as posições 3 e 10).
Cuidado com as top models
Este ano, três top models entraram para a lista dos 20 primeiros nomes. Pesquisar downloads de Elle Macpherson (nº 16), Bar Refaeli (nº 17) e Kate Upton (nº 20) pode resultar no acesso de um site perigoso.
Músicos não estão seguros
Ficou claro que as jovens artistas são alvo de malwares e sites perigosos. Selena Gomez (nº 4), Shakira (nº 7) e Taylor Swift (nº 15) estão todas na lista das 20 primeiras celebridades no ranking global.
Manchetes não significam risco
Tom Cruise, Katie Holmes, Kristen Stewart e Robert Pattinson não apareceram na lista dos 50 primeiros nomes deste ano, apesar de toda a publicidade ao redor do divórcio de Cruise e Holmes, e do escândalo sobre traição envolvendo Kristen e Pattinson.
"Aparentemente, a participação em filmes e programas de TV de sucesso, prêmios e homenagens da indústria do entretenimento têm mais peso que atividades que garantam manchetes", observa Paula Greve. "Mesmo assim, pesquisas relacionadas a celebridades podem direcionar a sites perigosos e o público deve tomar cuidado para não clicar em páginas que pareçam suspeitas."
Comparação anual
Heidi Klum, Piers Morgan, Mila Kunis, Katherine Heigl, Anna Paquin, Adriana Lima (modelo brasileira), Scarlett Johannson, Brad Pitt, Emma Stone e Rachel McAdams saíram da lista dos Top 10 (Pitt, Stone e McAdams empataram em 10º lugar no ano passado).