A Apple ultrapassou a Coca-Cola como marca mais valiosa do mundo, com valor estimado em US$ 98,3 bilhões, segundo pesquisa anual divulgada pela Interbrand. O Google também deixou o fabricante de bebidas para trás, com sua marca avaliada em US$ 93,3 bilhões. Em terceiro lugar, a Coca-Cola tem valor estimado em US$ 79,2 bilhões.
Outros nomes do setor de tecnologia aparecem entre os primeiros do ranking da Interbrand. A IBM ocupou a quarta posição, com valor de US$ 78,8 bilhões, seguida pela Microsoft, avaliada em US$ 59,5 bilhões. A Samsung ficou em oitavo lugar, a Intel em nono, a Hewlett-Packard em 15º e a Oracle em 18º. Na área de entretenimento, o destaque foi da Disney, na 14ª colocação.
Já o valor da Amazon avançou 27% em relação ao ano passado, a US$ 23,6 bilhões, o que garantiu à gigante do varejo online a 19ª posição. O Facebook continua bem abaixo na lista, com a 52ª colocação, mas sua marca passou a valer US$ 7,7 bilhões, um aumento de 43%.
Leia mais:
Kindle ganha versão com tela colorida pela primeira vez com foco em quadrinhos e mapas
Alexandre de Moraes determina desbloqueio do X no Brasil
Doodle do Google celebra pipoca com jogo interativo no estilo battle royale
Duolingo recebe conversas em tempo real com IA para melhorar aprendizado
Por outro lado, nem todas as empresas de tecnologia avançaram. O valor da Nokia caiu em quase dois terços, para US$ 7,44 bilhões. A Sony, no 46º lugar, recuou 8%, a US$ 8,4 bilhões. E o Yahoo!, que em 2012 apareceu em 66º, nem conseguiu entrar na lista das 100 marcas mais valiosas deste ano. Fonte: Dow Jones Newswires.