Ainda restam 55 mil vagas na escolas públicas de Curitiba e municípios vizinhos para serem preeenchidas. A informação foi divulgada ontem pela Secretaria de Estado da Educação, que concluiu o balanço da primeira etapa de matrículas na rede estadual de ensino. Segundo a secretaria, as matrículas que serão feitas na Capital e região metropolitana para 2001 não devem ultrapassar as realizadas neste ano letivo. A expectativa é manter o mesmo número de alunos matriculados este ano.
Entre os dias 16 de novembro e 1º de dezembro - primeira etapa do calendário de matrículas - já foram preenchidas 330 mil vagas. Destas, cerca de 200 mil estão em Curitiba e o restante na região metropolitana. Os municípios de maior demanda são São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Colombo, Almirante Tamandaré, Piraquara e Pinhais, nesta ordem.
A previsão da secretaria é terminar o ano com 215 mil vagas preenchidas em Curitiba até o final do período de matrículas. Este foi o mesmo número de vagas preenchidas este ano. Ainda assim, segundo a Seed, sobraram cerca de 25 mil vagas na Capital. Na região metropolitana, foram matriculados 136 mil alunos, com folga de 22 mil vagas.
Isso não significa, no entanto, que os alunos vão encontrar vagas nas escolas de sua preferência. A demanda é maior em algumas regiões, por isso, a secretaria recomenda que as matrículas sejam efetuadas o quanto antes.
Até o final de dezembro, as escolas que ainda têm vagas, estarão matriculando os alunos. Depois disso, os alunos remanescentes serão atendidos pelo disque-matrícula. O número ainda não foi divulgado pela secretaria.