O Sindicato dos Bancários de Londrina vai realizar protesto na segunda-feira (24/04), a partir das 10h, em frente à agência Willie Davids, do Banco Bradesco, para denunciar a precarização no atendimento aos clientes e usuários da instituição financeira na cidade. A agência está localizada na Rua Minas Gerais, esquina com a Rua Santa Catarina.
Segundo o presidente do Sindicato, Felipe Pacheco, o banco fechou três agências em Londrina, uma em Uraí e uma em Cambé e transferiu as contas dos clientes para outras unidades, ampliando ainda mais a quantidade de pessoas a serem atendidas.
“Essa é mais uma reestruturação que o Bradesco está fazendo para reduzir o número de agências no país e que vem acompanhada de demissões. Nos últimos três meses foram demitidos cinco bancários em nossa base territorial, mas sabemos que em pouco tempo muitos outros perderão o emprego, porque o banco só está preocupado em reduzir custos operacionais sem levar em conta o que isso representa para os clientes e a sociedade”, critica o sindicalista.
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Felipe afirma que o objetivo do banco é ampliar ainda mais as operações pelas plataformas digitais e nos terminais de atendimento eletrônico, só que muitas pessoas não têm condições de acessar esses serviços, como os idosos e clientes com menor poder aquisitivo que não sabem manusear esses equipamentos. “Isso leva ao aumento do número de pessoas que precisam de orientação nas salas de autoatendimento das agências, porque o banco não permite que elas acessem os caixas presenciais e são poucos os funcionários disponíveis para prestar esse tipo de serviço”, denuncia.
Ainda de acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina, além das dificuldades enfrentadas pelos clientes e usuários, essa reestruturação do Bradesco agrava ainda mais as condições de trabalho dos funcionários, que há anos são obrigados a atender um maior número de clientes a atingir metas cada vez maiores de venda de produtos financeiros a eles. “Nós queremos mais contratações para que os bancários tenham condições adequadas de trabalho e que os clientes e usuários possam ser atendidos presencialmente nas agências de forma ágil, sem ter que esperar longo tempo nas filas do banco.
Outro lado
A reportagem questionou à assessoria do Bradesco sobre o motivo do fechamento das agências, quantos funcionários foram demitidos e quais medidas foram tomadas para que a transferência de contas para outras agências não sobrecarreguem os funcionários.
Em nota oficial, a assessoria de imprensa da instituição justificou faz mudanças em seu modelo de atendimento, transformando parte das agências em unidades de negócio, e afirmou que 98% das transações feitas pelos clientes do banco são executadas por meios digitais.
Confira na íntegra:
"O Bradesco tem promovido algumas mudanças em seu modelo de atendimento, transformando parte de suas agências em unidades de negócios. Este é um processo que vem sendo adotado há algum tempo, visto que atualmente 98% do total de operações feitas pelos clientes do banco acontecem por meio dos canais digitais. Dentro desse processo, algumas agências passam por uma adequação do seu tamanho físico e outras por uma fusão de unidades sobrepostas. Os clientes continuam tendo disponíveis os mesmos serviços. Além destes pontos de atendimento, os clientes contam também com as unidades do Bradesco Expresso, que funcionam em parceria com estabelecimentos comerciais da região, em horário ampliado ao das agências, além dos canais digitais do banco."
(Atualizado em 25 de abril, às 12h04)