Economia

Simpósio debate a produtividade em Curitiba

03 out 2001 às 11:32
Inicia hoje, em Curitiba, o 2º Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Produtividade, que está sendo promovido pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Paraná (IBQP). O simpósio, que se estende até sexta-feira, vai reunir representantes de 12 países que trarão propostas e apresentarão os projetos que desenvolvem na área.
O evento vai discutir ainda a formação de um organismo internacional que passará a adotar ações em conjunto para incentivar as empresas a investirem em produtividade. O órgão terá o nome de Latin American and Caribbean Productivity Organization (Lacpo). A intenção é traçar um caminho único que reúna os países interessados em promover o melhoramento dos setores produtivos.
O objetivo do simpósio é o de promover ações que reduzam a desigualdade em produtividade e qualidade nas empresas dos países latino-americanos e caribenhos. O Brasil e o México são os países que estão mais avançados nas duas áreas. Mas ainda estão distantes do padrão adotado pela Europa, Estados Unidos e Japão.
Para se ter uma idéia da importância dos programas de qualidade e produtividade nas empresas, eles podem representar uma melhoria de 15% no desempenho funcional, afirma o gerente do Núcleo de Produtividade Sistêmica do IBQP, Mariano Macedo. O IBQP orienta as empresas que querem adotar programas de produtividade.
O presidente do Conselho de Administração do IBQP, Sérgio Prosdócimo, lembra que é preciso reverter a cultura do empresariado nacional, que investir em seus funcionários representa um gasto a mais. "A qualificação profissional é um investimento, que se reverte em retorno econômico", diz.

Continue lendo