Um conjunto de dez salas de cinema é o próximo grande investimento do Shopping Mueller. O multiplex vai ser inaugurado no segundo semestre do ano que vem, ocupando o espaço atualmente usado pela garagem G3. As obras devem começar em breve e fazem parte da estratégia do shopping, que completou 18 anos neste mês, em se modernizar.
Por causa do empreendimento, o shopping deverá construir um outro estacionamento, fora do prédio, para abrigar as vagas do piso G3, já que não podem ser contruídos novos pisos no edifício, por determinação municipal. De acordo com o supervisor de planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Roberto Bindo, o órgão já liberou um local nos fundos do shopping, na rua Mateus Leme, para o estacionamento.
A construção de uma passarela, para ligar o estacionamento ao edifício também foi liberado pelo Ippuc. Porém a obra precisa ainda ser liberada em votação na Câmara Municipal. "Como é liberação de espaço público, a legislação prevê também o pagamento de uma taxa e que a via seja para acesso público, e não isolado apenas para o shopping", explicou Bindo.
A operadora do multiplex ainda não foi definida, e por isso Cláudia disse que não poderia precisar o valor do investimento no projeto. Segundo ela, as salas deverão atrair bastante público. "Tem muita gente que solicitava cinemas aqui. As salas se concentraram na região do Batel, e nós temos uma grande região aqui, de pessoas do Centro Cívico, Ahú, Juvevê, que têm que atravessar a cidade para ir ao cinema", observou.
A média de público diário no Mueller é de 30 mil pessoas. Claúdia disse que não espera um grande aumento de tráfego por causa do multiplex. A área total do prédio é de 76 mil metros quadrados, onde estão 200 lojas. O número de empregados é de 2 mil. De acordo com Cláudia, o movimento aumentou cerca de 30% depois que lojas âncoras, como C&A, Renner e Zara se instalaram no shopping no ano passado.
Segundo Cláudia, a criação de outros shoppings centers não prejudicou o movimento do Mueller. "Em um primeiro momento há curiosidade das pessoas em conhecer, mas elas acabam voltando para cá", disse. Ela considera que ainda há mercado para a abertura de outros centros comerciais. "Acaba se criando um novo público de shopping. Quando abrir um em Santa Felicidade, por exemplo, vai acabar atraindo pessoas que não costumavam ir em shoppings, porque tinham que atravessar a cidade", avaliou.
O Mueller foi inaugurado no dia 1º de setembro de 1983.