Os consumidores que compraram produtos da Sharp através da venda planejada (através de carnês) e ainda não os receberam, por causa da concordata da empresa que foi decretada em agosto de 2000, poderão ter seus problemas resolvidos em breve. A Sharp está entrando em contato com a Coordenadoria de Proteção ao Consumidor (Procon) de todos os Estados para localizar os clientes e fazer a entrega do bem.
De acordo com a assessoria de imprensa da Sharp, essa iniciativa foi possível porque a Justiça permitiu, no mês passado, que a empresa vendesse alguns imóveis, o que lhe dará créditos para quitar as dívidas com os clientes. Ainda não foi estimado quanto dinheiro a empresa poderia levantar com esse negócio. Como a Sharp entrou em concordata e passa por situação financeira debilitada, alguns eletroeletrônicos saíram de linha. A assessoria de imprensa informou que nesses casos as pessoas vão receber produtos similares de outra marca.
Para o coordenador do Procon do Paraná, Naim Akel Filho, essa iniciativa "é um milagre". No Paraná, cerca de 200 pessoas registraram reclamações contra a Sharp. Ele disse esse caso é um exemplo para muitos consumidores que perdem a esperança de receber o bem pelo qual pagaram. Segundo Akel, a maioria das pessoas, vendo que a empresa na qual adquiriram algo está com problemas financeiros, desistem de batalhar pelos seus bens. "Jamais as pessoas devem deixar de protocolar reclamação, independente da empresa estar falindo ou não", argumentou. O coordenador do Procon informou que o órgão deverá receber mais reclamações contra a Sharp.
De acordo com a assessoria da Sharp, os consumidores que compraram produtos através do consórcio já receberam a carta de crédito que lhes dava direito à compra do produto. Maiores informações sobre a compra planejada da Sharp podem ser obtidas no telefone (11) 3159-2226. Sobre o consórcio, o telefone de contato é (11) 3159-0090.