Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Passo a passo

Saiba pedir a aposentadoria e garantir a revisão do benefício

Folhapress/Flavia Kurotori
29 nov 2021 às 16:25

Compartilhar notícia

- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que deseja se aposentar ou pedir a revisão de um benefício deve fazer isso sem sair de casa. As solicitações devem ocorrer pelo Meu INSS, que pode ser acessado pelo site (https://meu.inss.gov.br) ou aplicativo com o mesmo nome (clique aqui para baixar no Google Play e aqui para AppStore), ou pela Central de Atendimento, no telefone 135.


No caso do Meu INSS, cabe ao segurado preencher todos os dados cadastrais e enviar documentos que comprovem o direito à aposentadoria ou que embasem o pedido de revisão. Já pelo telefone, as informações serão passadas a um atendente, que vai registrar o pedido do trabalhador.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Independentemente do canal escolhido pelo beneficiário, o primeiro passo é reunir as informações que garantam o direito à aposentadoria ou à revisão, como carteira de trabalho, guias de contribuição, declarações e PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

Leia mais:

Imagem de destaque
Cuide das finanças

Com liquidações de janeiro começando, veja dicas para não se endividar

Imagem de destaque
Problemas

App do Itaú fica fora do ar em dia de pagamento e gera reclamações nas redes

Imagem de destaque
Para o dia 6 de janeiro

Paraná antecipa orçamento para fazer investimento recorde de 2025

Imagem de destaque
Confira as datas

Prefeitura de Londrina inicia o envio de carnês do IPTU; meta é arrecadar R$ 544 mi


"O segurado deve conferir seu Cnis [Cadastro Nacional de Informações Sociais] para verificar se há algum indicador de pendências a serem solucionadas, bem como checar se os documentos necessários para ingressar com o pedido estão claros, legíveis e em ordem", orienta Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários).

Publicidade


Antes de ingressar com o pedido, é possível saber se o trabalhador tem, realmente, o direito de se aposentar. O segurado pode consultar a própria carteira de trabalho para fazer as contas ou fazer uma simulação pelo Meu INSS. Neste caso, é preciso ter atenção, porque pode haver erros de cadastro, como falta de registros.


"O segurado precisa fazer uma boa checagem, ou seja, comparar o tempo de contribuição da simulação e o extrato de contribuições", afirma Fernando Bosi, advogado do Almeida Advogados.

Publicidade


Solicitação da revisão exige mais atenção - O pedido de revisão exige ainda mais atenção do segurado. Isso porque, ao pedir um aumento da renda ao INSS, ao fazer a análise, o órgão pode encontrar algum erro que faça com que o valor do benefício diminua. 


O prazo para pedir uma revisão é de até dez anos após o pagamento do primeiro benefício. Há o direito a atrasados, que são as diferenças não pagas, de até cinco anos antes da solicitação. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo