Estudo realizado por técnicos da vigilância sanitária da Secretaria da Saúde do Paraná apontou o uso indevido de agrotóxicos proibidos em frutas e hortaliças produzidas no Estado. A pesquisa também constatou excesso de resíduos dos pesticidas nos alimentos.
O produto que apresentou maior incidência de agrotóxico foi o morango. Nas 78 amostras pesquisadas 57 estavam irregulares e, destas, 52 eram por uso de agrotóxicos não autorizados para este tipo de cultura.
Os outros alimentos pesquisados que preocupam os responsáveis pela pesquisa foram o tomate e a maçã, que tiveram presença de resíduos em mais de 90% das amostras.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Os produtos agrícolas constantes nesta primeira fase da pesquisa, que será contínua, foram a alface, batata, banana, cenoura, laranja, maçã, mamão, morango e tomate, todos coletados em grandes redes de supermercado. Do total de 407 amostras analisadas, 225 apresentaram algum tipo de resíduo.
Destas, foram identificados 21 princípios ativos nos alimentos, sendo que 11 foram encontrados no morango, seis na maçã e cinco no mamão. O material analisado vai servir de subsídio para que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
ABr