A Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Secretaria Estadual de Agricultura (Seab), o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a Empresa Paranaense de Assistência (Emater) firmaram acordo de cooperação técnica visando ampliar a pesquisa do aproveitamento de resíduos agrícolas dentro do Programa Paranaense de Bioenergia.
A cerimômia de formalização do acordo será nesta terça-feira (25), às 16 horas, no gabinete do reitor da UEL, Wilson Marçal, e contará coma presença do secretário estadual de agricultura do Paraná, Newton Pohl Ribas.
Pelo acordo, o governo repassará à UEL uma mini prensa de oleaginosas visando a implantação de uma Unidade de Pesquisa de Demonstração (UPD), no campus univesitário.
Segundo o acordo que será formalizado, a UEL será responsável pela operação da Unidade de Pesquisa, fornecendo infra-estrutura física e pessoal. Representantes das demais instituições parceiras formarão um comitê gestor, que será o responsável pelo acompanhamento dos trabalhos.
O governo do Paraná, através da Seab, cederá, por empréstimo uma prensa de sementes com capacidade para 40 quilos/hora. O biodiesel é apontado por pesquisadores como solução alternativa e menos poluente para o petróleo, no abastecimento de veículos e até indústrias.
O Brasil é considerado como a única nação do mundo em condições de desenvolver o biodiesel em escala industrial, pelas condições de solo e clima. Os estudos visam identificar qual oleaginosa apresenta melhores resultados e rendimento.
Fonte: Notícia Digital/UEL