Investimentos no pequeno agricultor e desenvolvimento de áreas turísticas e de lazer. Esses são os principais assuntos que estão sendo discutidos durante o II Encontro Regional de Turismo Rural, que acontece no Parque Recreativo Primavera, em Almirante Tamandaré. Participam do evento representantes dos setores comercial e agrícola dos municípios de Bocaiúva do Sul, São José dos Pinhais, Campo Largo, Quatro Barras, Almirante Tamandaré, Lapa, Araucária, Campina Grande do Sul, Contenda, Curitiba, Paranaguá e Tijucas do Sul.
O turismo rural é um projeto criado há um ano para organizar um novo setor de desenvolvimento nos municípios próximos a Curitiba. Foram feitos roteiros turísticos pelas prefeituras municipais. Podem fazer parte dos roteiros pesque-pague, comida caseira de beira de rodovia, áreas de preservação ambiental, locais de prática de esportes radicais, campings, acontonamentos para estudantes e para retiros espirituais.
Em Almirante Tamandaré, 25 empreendedores fazem parte do chamado ''Circuito da Natureza''. Entre os pontos turísticos citados estão: nascente do Passaúna, Igreja do Marmeleiro, Igreja de Tranqueira, Parque Paraíso Esporte e Lazer e Estádio Municipal Antonio Daledone. Uma central de informações instalada no portal de entrada do município dá os detalhes sobre o trajeto que poderá ser percorrido. ''Tudo ainda é muito novo para nós. No entanto, cerca de 2 mil pessoas percorrem o trajeto durante os finais de semana'', avaliou Ari Anselmo da Silva, secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Almirante Tamandaré.