A pauta da audiência pública da CPI dos Alimentos, cuja terceira reunião sobre o setor da suinocultura no Estado foi realizada nesta segunda-feira Assembléia Legislativa, teve que ser mudada na última hora. A CPI havia convidado os diretores das principais redes de supermercados instaladas no Paraná para ouvir explicações sobre denúncia dos suinocultores, feita na semana passada, dando conta das altas margens de lucro do setor varejista, enquanto os produtores estariam trabalhando no vermelho.
Como apenas o representante do Grupo Soane, José Luiz Paixão Cortes, atendeu o convite da CPI, a reunião acabou se concentrando em cima de itens referentes a ações dos governos estadual e federal. Segundo o presidente da CPI, deputado estadual Orlando Pessutti (PMDB), a comissão, agora, irá convocar novamente os representantes dos outros mercados (Wall Mart, Carrefour, Pão de Açucar e Condor) para que compareçam na sessão da próxima segunda-feira, bem como para participar de reuniões que serão realizadas nesta semana.
Segundo denúncias dos suinocultores, a margem de lucro dos supermercadistas na comercialização da carne suína saltou de 22% para 62% entre dezembro do ano passado e agosto deste ano. No mesmo período, segundo os criadores paranaenses, o prejuízo acumulado pela suinocultura atingiu 40%. Por isso, o objetivo do setor é fazer um plano emergencial entre as partes que garanta melhor preço dos suínos para os produtores.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.