Rural

Sobe taxa para frango brasileiro na Europa

25 out 2002 às 15:52

Na próxima segunda-feira está previsto entrar em vigor a decisão da União Européia que altera os critérios de classificação do teor de sal da carne de frango, elevando as tarifas de importação do produto de atuais 15% para 75%. A medida atinge diretamente o Brasil, que já apresentou pedido de consulta à Organização Mundial de Comércio (OMC). "A consulta é o primeiro passo, antes da abertura de um painel (comitê de solução de controvérsias)", diz o ministro da Agricultura Marcos Vinícius Pratini de Moraes.

De caordo com o site Agrolink, a expectativa dos exportadores brasileiros, contudo, é de que a UE volte atrás em sua decisão antes ou durante as consultas na OMC. "Não há unidade na decisão. A Alemanha já mostrou-se contrária à mudança de critério de classificação. O Reino Unido está indeciso", diz o vice-presidente executivo da Associação Brasileira dos Exportadores de Frangos (Abef), Claudio Martins, destacando que a medida protecionista é liderada pela França.

Mas já prevendo a entrada em vigor da nova restrição, os importadores de frango do Brasil se preveniram e anteciparam compras. As vendas do produto para a Europa somam US$ 400 milhões por ano, sendo 85% em carne de peito.


Continue lendo