Rural

Seminário discute orgânicos, agrotóxicos e transgênicos

06 set 2003 às 10:59

Começou nesta quarta-feira e vai até sexta, em Curitiba, o seminário "Agroecologia: construindo uma política de fortalecimento e de enfrentamento ao problema dos agrotóxicos e transgênicos".

Segundo a assessoria do Ministério Público do Paraná, o objetivo do encontro é integrar e sensibilizar as diversas instituições governamentais e não governamentais para discutir uma política conjunta para a agricultura orgânica, agrotóxicos e transgênicos.


Segundo dados da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, anualmente são utilizadas 20.000 toneladas de agrotóxicos no Estado, o que coloca a agricultura paranaense como a segunda que mais utiliza estes produtos no país.


Números da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF), entidade que reúne as indústrias multinacionais fabricantes de agrotóxicos no Brasil, confirmam esta colocação e informam que a quantidade vendida ao Estado entre 1997, 1998 e 1999 foi de 45.000 toneladas de agrotóxicos por ano.


O seminário é promovido pelo Centro de Apoio às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-PR), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O seminário é realizado no auditório do IEP (rua Emiliano Perneta, 174, 2º andar, centro). Mais informações e inscrições no telefone (41) 222-1225 e nos sites do Ministério Público e do Crea.


Continue lendo