Rural

Saúde lança o programa de controle da doença

06 set 2004 às 17:44

A partir deste mês, o Ministério da Saúde através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciará o Inquérito Nacional de Soroprevalência da Infecção Chagásica no Paraná, ou seja, estimará a ocorrência da Doença de Chagas na população de 0 a 5 anos de idade residente na área rural. Estima-se que sejam coletadas 8 mil amostras em 160 municípios do Paraná. O objetivo principal é a prevenção da doença.

Além do inquérito, a Sesa prepara diversas ações preventivas, entre elas a reestruturação do Programa de Controle da Doença de Chagas, baseado na vigilância passiva. Neste programa, será realizada a divulgação da forma de transmissão da doença e prevenção.


O Programa de Eliminação do Triatoma Infestans, conhecido como "barbeiro", é outra ação preventiva da Sesa. Com ele, pretende-se verificar a ausência do barbeiro em todas as casas da zona rural em oito municípios durante três anos consecutivos para que o Paraná receba a certificação de eliminação vetorial da doença pela Organização Panamericana de Saúde (Opas).


A doença, que é transmitida pelo bicho barbeiro, causa febre, mal estar, falta de apetite, aceleramento do batimento cardíaco, aumento do fígado e baço, em sua fase aguda. Esta fase dura algumas semanas e os sintomas desaparecem espontaneamente, sendo confundido com uma gripe. No entanto, pode vir a causar a morte em crianças.

Informações da AEN


Continue lendo