O Paraná deverá produzir 29,82 milhões de toneladas de grãos de verão e inverno, de acordo com a primeira estimativa de produção divulgada nesta sexta-feira (02) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura. Segundo o relatório dos técnicos do Deral, a produção de grãos de inverno poderá ser de 3,07 milhões de toneladas, colhidas em 1,30 milhão de hectares.
O secretário da Agricultura, Valter Bianchini, lembrou que o potencial produtivo de grãos de verão e inverno desta safra tinha sido anteriormente estimado em 29,23 milhões. "Mas em conseqüência das condições climáticas favoráveis, a colheita evolui muito bem. Com 21,8% da área de grãos de verão já colhida, somado à boa produtividade obtida até o momento, pudemos reavaliar a nossa estimativa de produção para mais de 29,8 milhões de toneladas", comentou.
Bianchini acrescentou que, caso a produção estimada seja confirmada, o Paraná deverá colher um volume de grãos 26,9% superior ao verificado na safra 2005/06, quando o Estado produziu 23,5 milhões de toneladas. "A colheita estimada está bem próxima da produção recorde que o Paraná obteve na safra 2002/03, quando produzimos 30,37 milhões de toneladas de grãos", disse.
Trigo – Pela estimativa da Secretaria da Agricultura, a produção de trigo deverá ser de 2,41 milhões de toneladas. O volume esperado poderá ser 95,3% superior ao obtido na safra passada, que foi de 1,24 milhão de toneladas. Nesta safra, a cultura deverá ocupar 74% da área estimada com as culturas de inverno. O relatório aponta que serão semeados 968 mil hectares com o grão. Ou seja, 9,4% superior ao cultivado em 2006, quando foram plantados 885 mil hectares.
Soja – As informações obtidas a campo, até o dia 23 de fevereiro, mostram que a colheita havia atingido 12,1% da área destinada ao cultivo da soja. A produtividade média verificada foi de 3.284 quilos por hectare. Segundo o chefe do Setor de Previsão de Safras, Dirlei Antonio Manfio, a produtividade obtida é 9% superior à inicialmente esperada, que era de 3.011 quilos por hectare.
Milho – Entre as culturas de verão, a mais beneficiada pelas condições climáticas é o milho. Com isso, a produção no Paraná poderá chegar a 8,65 milhões de toneladas. Este volume seria 5,3% maior que o potencial produtivo da atual safra, inicialmente avaliado em 8,21 milhões de toneladas.
Feijão – Somadas as três safras de feijão, o Paraná deverá produzir 841,9 mil toneladas. Este volume é 2,9% superior ao obtido na última safra, quando o Estado colheu 818 mil toneladas.