Os produtores estão finalizando a colheita do trigo no Paraná, situação que está permitindo à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento consolidar efetivamente os resultados da safra 2006/07 no Estado. Somando a produção de grãos de verão da primeira e segunda safra e mais os grãos de inverno, a produção total deverá atingir 29,2 milhões de toneladas de grãos, volume 21,7% maior que a safra anterior.
O trigo é o principal cereal de inverno colhido no Paraná, sendo que entre 85% a 90% das lavouras já foram colhidas, sinalizando para uma produção 55% maior em relação à anterior, passando de 1,2 milhão de toneladas produzidas na safra passada para 1,86 milhão de toneladas produzidas este ano.
Ao contrário das demais culturas, onde o tempo seco que predominou entre agosto e setembro retardou o plantio ou até provocou redução de área plantada, como no caso do feijão da primeira safra, o período sem chuvas favoreceu extremamente as lavouras de trigo no Estado.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Segundo o Deral, os preços do trigo são os melhores dos últimos anos com retorno satisfatório para cerca de 40 mil produtores do grão existentes no Estado. No final da semana passada o produtor estava recebendo R$ 32,50 a saca de 60 quilos, cotação 25% a mais em relação ao final de outubro de 2006, quando a cotação do trigo era de R$ 26,09 a saca.