O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, nesta quinta-feira, que a safra brasileira de grãos, leguminosas e oleaginosas poderá atingir 99,3 milhões de toneladas este ano. Ela poderia ultrapassar com folga a barreira dos 100 milhões de toneladas, se não houvesse a quebra de quase 10% na produção de grãos na região sul do País. Só no Paraná, o milho da safrinha teve uma quebra de 40% na produção, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.
O IBGE destaca que todas as regiões do País estão registrando expansão na produção agrícola. Mas no Paraná a seca prejudicou o desenvolvimento do milho safrinha e posteriormente as lavouras de trigo, disse a engenheira agrônoma do Deral, Vera da Rocha Zardo. Segundo ela, o Deral anuncia o resultado da produção de trigo deste ano no Norte nesta sexta-feira. Ela adianta que a região norte do Estado teve quebras em função da seca, mas salienta que essas perdas podem ser compensadas se a produtividade das demais regiões produtoras for alta.
A pesquisa do IBGE feita no mês de junho indica que a região sul do País está colhendo 44,52 milhões de toneladas; a Região Centro-Oeste está colhendo 31,14 milhões de toneladas; a Região Sudeste está colhendo 14,4 milhões de toneladas; a Região Nordeste está colhendo 7 milhões de toneladas e a Região Norte, está colhendo 2,22 milhões de toneladas. O instituto destaca que houve expansão nas produções agrícolas da Região Norte (7,4%), na Região Nordeste (25%), Região Sudeste (13,5%) e Centro Oeste (8,3%). A Região Sul teve queda de 10% na produção.
*Leia mais na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.