O governo do Rio Grande do Sul deve liberar recursos do programa RS Rural e Banrisul, com linha de crédito e custeio de insumos, para amenizar a situação de emergência em que se encontram 54 municípios do Estado. Foi o que o secretário da Agricultura e Abastecimento, José Hermeto Hoffman, garantiu nesta terça-feira, quando esteve verificando os prejuízos causados pela estiagem.
De acordo com as novas medidas, o abastecimento garantirá sementes de milho, feijão e trigo através do Programa Troca-Troca de Sementes. O Banrisul deve disponibilizar R$ 1 milhão para custeio de adubos e fertilizantes da segunda safra de feijão, safrinha de milho e trigo para o inverno.
O governo gaúcho deve também construir poços artesianos para auxiliar os municípios atingidos pela estiagem. Os recursos do RS Rural devem ser distribuídos para cada cidade de acordo com o estado de emergência. A região de Missões, uma das mais atingidas, deve receber R$ 2,8 milhões do Orçamento.
O secretário José Hermeto Hoffman deve voltar a ser reunir com entidade para discutir as medidas nesta quarta-feira, às 18 horas.