Estagiários de Medicina Veterinária da UEL visitam nesta quinta-feira (21) uma das propriedades do município de Ibiporã onde serão desenvolvidas as atividades de assistência técnica e orientação do programa AMIGA - Atendimento Médico Itinerante a Grandes Animais.
Vinculado ao Departamento de Clínicas Veterinárias do Centro de Ciências Agrárias (CCA), o programa de extensão existe desde 1996 para atender pequenos proprietários que criam animais e sobrevivem da comercialização de leite e derivados, sem condições para custeio de assistência técnica de médico veterinário.
Com a supervisão dos docentes, os estudantes fazem atendimento clínico dos animais, atuam nas correções de falhas de manejo e orientam na prevenção de novas enfermidades, das zoonoses (doenças transmitidas ao homem pelos animais) e na preservação do meio-ambiente, contribuindo assim para o desenvolvimento da cidadania rural.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
A parceria entre a UEL, Prefeitura de Ibiporã e Associação dos Produtores de Leite foi firmada na semana passada. "Com certeza, todos os envolvidos sairão ganhando. Os alunos, porque é uma forma de treinamento profissional, conhecendo a realidade do campo. Os produtores, porque terão suas necessidades atendidas. A Prefeitura e a UEL, porque vão exercer a função de prestação de serviços e transferência de tecnologia", avalia o professor Augusto José Savioli de Almeida Sampaio, coordenador do programa.
O programa AMIGA foi modelo para implantação no Uruguai. Também já foi apresentado no México e em diversos congressos no Brasil.