Caravanas de produtores e técnicos de oito estados brasileiros produtores de cebola, entre eles Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e dos países do MERCOSUL, como Argentina e Uruguai, participam, a partir desta quarta-feira (18) de três importantes eventos que acontecem em Fernandes Pinheiro, região de Irati.
A cidade sedia o 22º Encontro Estadual de Produtores de Cebola, o 24º Seminário Nacional de Cebola e o 15º Seminário de Cebola do Mercosul. A expectativa é que os eventos reúnam cerca de 800 pessoas, , entre produtores e técnicos. O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participará da abertura do encontro estadual.
O Paraná produz em torno de 10% da cebola cultivada no País, com cerca de 5.600 produtores. O plantio se concentra na região de Curitiba, responsável pela produção de 85 mil toneladas, das 135.410 toneladas produzidas no Estado. Neste ano o tema do encontro será a importância da irrigação para o cultivo de cebola no Paraná.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Cerca de 40 expositores de máquinas, equipamentos e serviços ligados à cultura da cebola estarão apresentando seus produtos. Estará em exposição também uma lavoura modelo de cebola, implantada a partir de uma cultivar nova, mais tardia, no período do verão.
No Paraná , o normal é plantar a cebola entre maio e julho para ser colhida no final de outubro até janeiro. A lavoura modelo, que será exibida durante o encontro, foi plantada em fevereiro e março e poderá ser colhida em junho.