Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Produtores de cebola garantem lucro de 110% nesta safra

Redação - Bonde
23 mai 2002 às 17:24

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os produtores do Paraná estão obtendo uma rentabilidade significativa com a cultura da cebola. Com o custo de produção em R$ 3,80 e o preço de venda a R$ 8,00, o lucro nesta safra chega a 110%. O bom resultado deve-se à quebra da safra dos principais Estados produtores – São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que reduziu a oferta da cebola no mercado e ao salto de produtividade nas lavouras do Paraná nos três últimos anos. O rendimento médio no período aumentou de 12 mil para 19 mil quilos por hectare.

Na atual safra, que ainda está sendo comercializada, a área plantada com cebola é de 5.975 hectares, a produção estimada é de 71.440 toneladas e o número de produtores corresponde a 5.628. "Em função dos bons preços alcançados nessa safra, provavelmente haverá um aumento considerável na área plantada da próxima safra, mas ainda não se tem estimativa", informa Lunardon.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Iniberto Hamerschmidt, coordenador do setor de olerícolas da Emater, foram assistidos juntamente com a Secretaria da Agricultura 213 produtores paranaenses, organizados em 15 grupos, na safra de 2001/2002. "O aumento da produtividade do grupo assistido foi de 58%" diz Hamerschmidt.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pela primeira vez

IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno

Imagem de destaque
Tradição interrompida

Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho

Imagem de destaque
Redução de 40%

Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio


Para a Região Metropolitana de Curitiba e Irati, a cebola é uma excelente alternativa de produção, especialmente para a agricultura familiar. A região de Curitiba responde por 60% da produção estadual de cebola e Irati é responsável por 21%. Com isso, somando as produções, os dois municípios garantem 81% do abastecimento de cebola do Paraná.

O Paraná é o quarto produtor de cebola do País, produzindo cerca de 6% da produção total do Brasil. Os técnicos acreditam que o Estado reúne condições de clima e solo favoráveis para o aumento da área de cultivo da cebola, aumentando também a produção.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo