Rural

Produtores de café ameaçam bloquear bancos

18 jul 2002 às 20:06

A liberação de recursos para estocagem de café está atrasada, e os produtores de café preparam para o dia 24 um protesto pedindo pressa nos financiamentos, com piquetes em agências bancárias, especialmente do Banco do Brasil, e em prefeituras de 680 municípios cafeicultores.

O governo liberou R$ 690 milhões para a estocagem do café excedente desta safra, volume estimado em 7 milhões de sacas de uma produção total de 44,7 milhões de sacas. Nem metade deste dinheiro já chegou aos produtores.


Para o diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, Biramar Nunes, os recursos estão sendo liberados ao ritmo da colheita. "O BB prevê aplicar R$ 300 milhões da verba total de estocagem, mas a operação só é concretizada quando o café está colhido, beneficiado e depositado, e a colheita só termina em setembro", afirmou.


"Estou frustrado, pois nós definimos a política no final do ano passado, em janeiro ela estava aprovada pela equipe econômica do governo, os recursos estão disponíveis mas não chegam ao produtor", disse nesta quinta-feira o secretário de Produção e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pedro de Camargo Neto. De acordo ele, a colheita de café desta safra 2002/03 está em fase avançada, e em algumas regiões já terminou.


(Com informações da Agência Estado)


*Leia mais na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Continue lendo