Preço mínimo, compra de excedente da produção, incentivo à exportação e redução na importação são alguns dos ítens que estão sendo apontados como solução para a crise do setor leiteiro no Paraná.
Até agora os relatos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Alimentos do Paraná, que investiga a cadeia produtiva do leite, indicaram o produtor de leite como o único perdedor nas relações da cadeia produtiva. A informação é do veterinário Osmar Buzinhani, designado pela Secretaria de Agricultura para acampanhar as audiências públicas e coordenador do Programa de Qualidade do Leite do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa).
Depois de reunir mais de 60 depoimentos em várias regiões do Paraná, A CPI deve iniciar a redação do documento final dos trabalhos. As conclusões serão enviadas à Comissão de Agricultura da Câmara Federal e serão anexadas a outras conclusões de outros Estados produtores no País, formando um documento único com propostas para um programa nacional para o setor leiteiro.
» Leia mais na Folha de Londrina deste sábado.