O último levantamento da produção nacional de cana-de-açúcar, da safra 2007/08, indica a colheita de 475, 1 milhões de toneladas do produto, o que corresponde a um aumento de 10,6% em relação ao período anterior. O número é considerado recorde pela terceira safra consecutiva. O resultado da pesquisa foi divulgado nesta quinta-feira (29), pelo diretor de Logística e Gestão Empresarial da estatal, Sílvio Porto.
Do total da colheita, 223,5 milhões serão destinados à fabricação de açúcar, 251,6 milhões para a indústria do álcool hidratado e 74,8 milhões para outros setores como a cachaça, alimentação animal, rapadura e semente.
A área cultivada, que aumentou 13%, passando de 6,2 milhões para 7 milhões de hectares, resulta da ocupação de parcelas degradáveis. O maior produtor, com 58% da colheita é São Paulo. Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Paraná também são destaques no aumento da área cultivada.
A pesquisa foi realizada de 5 a 16 de novembro, por 47 técnicos, que entrevistaram 355 representantes de usinas de destilação e entidades de classe como sindicatos, associações, órgãos públicos e privados.