Rural

Produção de algodão é insuficiente para atender demanda

23 out 2002 às 15:28

A produção de algodão do Paraná não é suficiente para suprir a demanda da indústria do Estado. De acordo com Maurício Tadeu Lunardon, do Deral, o Paraná consome 85 mil toneladas de algodão em pluma mas só produziu, na última safra, 29,3 mil toneladas.

A Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas de Maringá (Cocamar), de Maringá, industrializa algodão e precisa importar matéria-prima de outros Estados. A empresa tem capacidade para industrializar 14 mil toneladas de fio por ano, o que demandaria três milhões de arroba de algodão em caroço. Mesmo trabalhando com metade da capacidade total, a produção da região não é suficiente para suprir a necessidade de matéria-prima. ''Compramos 50% do algodão que utilizamos de outros estados'', informou José Ademir Ranieri, coordenador técnico da área de algodão e sementes da cooperativa.

Segundo ele, o incremento da produção paranaense diminuiria os custos da indústria, que teria menos despesas com fretes. ''Mesmo se a produção de nossa região duplicasse, nós teríamos condições de absorver'', relatou.


Continue lendo