A produção agropecuária deve render R$ 25,8 bilhões ao Paraná em 2003, cerca de 37% a mais que no ano passado. As estimativas foram divulgadas nesta segunda-feira pelo secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Orlando Pessuti, durante a apresentação do Mapa da Pobreza e do Zoneamento Agrícola do Paraná.
Os números correspondem ao Valor Bruto da Produção (VBP), que, segundo o secretário, vem crescendo nos últimos nove anos. Em 2002, o VBP foi 28,7% maior que em 2001.
As maiores responsáveis pelo VBP continuam sendo as culturas de soja e milho, que em 2002 responderam por R$ 6,4 bilhões de todo o rendimento agropecuário do Paraná.
De acordo com Pessuti, o governo estadual deve utilizar as informações para direcionar o apoio da política agrícula para a fruticultura e a horticultura nos municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo. Segundo o secretário, com isso o governo quer evitar a migração da população rural para os grandes centros e promover o desenvolvimento dos municípios mais pobres.