O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Cedraf) aprovou nesta sexta-feira (26) a criação de dois novos territórios no Paraná, totalizando sete territórios no Estado que deverão concentrar os investimentos dos governos federal e estadual para promoção do desenvolvimento econômico e a inclusão social.
Com isso estão criados os territórios Caminhos do Tibagi, que envolve oito municípios da região dos Campos Gerais, e Norte Pioneiro, que envolve 27 municípios daquela região.
Movimentos como Fetraf-Sul, Fetaep, Faep, MST e prefeitos aprovaram a indicação dos territórios. Participarão do território "Caminhos do Tibagi" os municípios de Tibagi, Reserva, Imbaú, Telêmaco Borba, Ventania, Ortigueira, Curiúva e Figueira. Esses municípios já estão organizados como pré-territórios, condição básica para a criação de territórios desde 2003.
No território Norte Pioneiro estão incluídos os municípios de Jundiaí do Sul, Jaboti, Pinhalão, Tomazina, Sapopema, Congoinhas, São Jerônimo da Serra, Santo Antonio do Paraíso, Abatia, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Nova Santa Bárbara, Santa Cecília do Pavão, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Carlópolis, Joaquim Távora, Guapirama, Quatiguá, Siqueira Campos, Wenceslau Braz, Salto do Itararé, Santana do Itararé, São José da Boa Vista, Ibaiti, Japira, Conselheiro Mairinck.
Territórios – No Paraná já foram criados cinco territórios, cujos municípios estão sendo trabalhados como um conjunto para efeito de investimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Enquadram-se nessa classificação o território do Sudoeste, Paraná Centro, Cantuquiriguaçu, Centro-Sul e Vale do Ribeira.
Esses territórios somados com o Caminhos do Tibagi e o Norte Pioneiro compõem o chamado "Centro Expandido", composto por 128 municípios, com o qual o governo do Paraná pretende trabalhar um amplo projeto de inclusão com recursos do Banco Mundial. "São regiões de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, onde o governo pretende investir fortemente", explicou o secretário da agricultura Valter Bianchini. (Com informações da AEN)