O governador Roberto Requião autorizou, nesta quarta-feira (17), a Secretaria da Agricultura a formalizar dois convênios com o Ministério da Agricultura. Um deles visa o funcionamento e a manutenção descentralizada do sistema unificado de atenção à saúde animal, no valor de R$ 9,36 milhões. O outro, de R$ 3,03 milhões, tem como objetivo o funcionamento e a manutenção descentralizada da defesa e vigilância vegetal no Estado.
O primeiro convênio, segundo informações da Agência Estadual de Notícias, tem como objetivo a manutenção do sistema de atenção à saúde animal, principalmente no que se refere aos programas de controle e erradicação da febre aftosa, controle da raiva dos herbívoros (bovinos, bubalinos e ovinos), sanidade suína, controle e erradicação da brucelose e tuberculose animal.
O outro convênio destina-se à defesa e vigilância vegetal em ações de prevenção, controle e erradicação de pragas e doenças que afetam a agricultura, como o programa de erradicação do Cancro Cítrico e da Sigatoka Negra, de prevenção do Greening e da Morte Súbita, que não existem no Paraná, e de prevenção e controle da Ferrugem Asiática.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
A Secretaria teria assumido o compromisso de integrar e cooperar com as demais instituições executoras do sistema unificado de atenção à saúde animal e vegetal, e o Ministério o de orientar, supervisionar e fiscalizar os trabalhos conveniados.