Rural

Plantio da soja em fevereiro e março será inviabilizado

17 jan 2008 às 14:06

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, assinou a resolução que estabelece o vazio sanitário para a soja, em 2008. Com isso, o plantio da safrinha, entre os meses de fevereiro e março, será inviabilizado. A resolução determina a fiscalização sobre todos os agentes da cadeia produtiva como o plantio, transporte, armazenagem, industrialização e a comercialização da produção de soja.

O vazio sanitário vai vigorar entre 15 de junho a 15 de setembro de 2008. Nesse período não pode haver nenhum plantio, colheita ou manuseio inadequado de soja. Até mesmo as plantas voluntárias que nascem em beiras de estradas, caminhos e ferrovias, devem ser eliminadas, determina a resolução. A medida visa evitar a proliferação da ferrugem asiática, doença que já causou prejuízos avaliados em R$ 3,82 bilhões à sojicultura brasileira na safra 2005/06.


Os produtores que não cumprirem a resolução sofrerão as penalidades legais que podem chegar até à restrição de crédito rural e interdição da propriedade.


Ferrugem asiática


A ferrugem asiática entrou no Brasil e no Paraná no final da safra de verão 2000/2001. No primeiro ano, provocou queda de produtividade de 70% nas lavouras afetadas. Na safra 2003/04, provocou a perda de 4,5 milhões de toneladas de soja no Paraná. A doença é muito agressiva, provocada por um fungo de alta capacidade de reprodução e que necessita de hospedeiro vivo para sobreviver, no caso as plantas de soja.


Vazio sanitário


O vazio sanitário é uma medida preventiva recomendada pela pesquisa, que orienta a eliminação do hospedeiro para se eliminar o fungo. A doença provoca a queda das folhas e a prejudica a formação dos grãos, derrubando drasticamente a produtividade das plantas.

As informações são da AEN.


Continue lendo