O produtor rural Herbert Arnold Bartz, 72 anos, pioneiro do plantio direto na palha no Brasil, será homenageado hoje (22), no lançamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP 2009-2010), em Londrina. Ele vai receber do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Medalha do Mérito Apolônio Salles, instituída em 1987, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à agricultura brasileira.
Segundo o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, com essa homenagem o Brasil quer mostrar a importância da agricultura sustentável. "Queremos recuperar áreas já existentes, tornando-as mais produtivas, investir cada vez mais na recuperação de áreas degradadas, na conservação do solo".
O PAP dispõe de R$ 1,5 bilhão para essas finalidades por meio do Programa de Incentivo à Produção Sustentável do Agronegócio (Produsa). São mais R$ 500 milhões em relação ao ciclo 2008-2009.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Também para incentivar a produção sustentável, o governo concederá um aumento de até 15% no crédito de custeio para agricultores e pecuaristas que tenham em suas propriedades reservas legais e áreas de proteção permanentes previstas na legislação. A regra também vale para o produtor que apresentar plano de recuperação das áreas com anuência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou do órgão ambiental do estado.
O Plano Agrícola e Pecuário também estimula o uso do calcário agrícola na correção do solo. Na safra 2009-2010, o produto passa a ser incluído nos itens financiáveis de custeio. A ampliação do percentual do crédito de custeio sobe para 30% para os produtores que aderirem a mais de uma dessas situações. Além do Produsa, o PAP prevê outros programas de investimento com foco nas práticas sustentáveis.
O pioneiro do Plantio Direto na Palha no Brasil nasceu em Santa Catarina, mas desenvolveu suas atividades agrícolas em Rolândia, a 393 quilômetros de Curitiba, onde vive hoje. O interesse em solucionar os problemas de erosão no solo levou Bartz, em 1972, a buscar conhecimento sobre o plantio direto com o precursor da técnica nos Estados Unidos, Harry Young. Em 1976, novas tecnologias surgiram e contribuíram para o desenvolvimento do sistema.
A técnica de Plantio Direto na Palha é um método que aumenta a matéria orgânica, dispensa o revolvimento do solo e o uso de grades e arados, aumenta a produtividade, reduz gastos com combustível e protege o meio ambiente.
O agricultor faz um longo relato de como surgiu a técnica, dos vários prêmios internacionais que já recebeu e conta à Agência Brasil que está acostumado a ouvir em congressos internacionais que o sistema se constitui na maior revolução do século, no mundo agrícola. "Acho uma honra ser homenageado pelo presidente da República e, lógico, vou aproveitar a oportunidade para dizer a ele que a técnica precisa ser ainda mais difundida no país".