O Paraná já tem 99 áreas de soja transgênica confirmadas em laboratório, o equivalente a 964,6 hectares. O último levantamento, feito um mês atrás, indicava a existência de 56 áreas. Os dados são da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), que divulgou relatório nesta terça-feira.
A Seab está aguardando o resultado de exames feitos em outras 143 propriedades. Já foram feitas análises em 282 áreas, sendo que 99 indicaram presença de transgenia e por isso foram interditadas. As outras 183 análises deram resultado negativo.
A secretaria ainda não decidiu o destino que será dado à soja transgênica. No dia 26 de março, o Ministério Público Estadual emitiu recomendação para que o produto seja incinerado. Até agora, os técnicos da Seab apenas interditam a área e proíbem o produtor de utilizar o grão. Segundo o órgão, tudo indica que a melhor estratégia é esperar o fim da colheita de soja, que geralmente vai até o início de junho, e esperar o resultado das 143 áreas que ainda estão sendo examinadas.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
» Leia mais na edição da Folha de Londrina desta quarta-feira.