O vice-governador e secretário da agricultura, Orlando Pessuti, está mantendo reuniões com empresários interessados em desenvolver um grande projeto de produção e comercialização de produtos orgânicos.
O projeto está sendo elaborado em parceria entre o governo estadual e a empresa paranaense "Terra Preservada" e prevê a construção de uma indústria nas proximidades de Curitiba e Ponta Grossa, com investimentos de grupos estrangeiros interessados na cultura "limpa" de produtos orgânicos.
Para o secretário Orlando Pessuti, o projeto vai representar um grande estímulo aos pequenos produtores rurais, que terão apoio técnico e incentivo do governo estadual para participar do empreendimento. "O governo se empenha para que projetos como esse se expandam por todas as regiões agrícolas do Estado", afirmou.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Pessuti considera a iniciativa dessa parceria, que pretende incrementar a produção e industrialização de orgânicos, como um passo decisivo no sentido de desenvolver a tão sonhada agroindústria no Paraná.
Rogério Konzen, diretor da empresa "Terra Preservada", pretende colocar no empreendimento a experiência de oito anos na administração de projetos para desenvolver o cultivo de produtos orgânicos, que já estão sendo exportados para os Estados Unidos, Europa e Ásia.
Além de Konzen, um grupo de empresários japoneses também está interessado na parceria e já pensa em introduzir na nova indústria a mais moderna tecnologia existente para a industrialização da soja orgânica, um dos produtos de melhor cotação no mercado asiático.