Rural

Paraná quer atingir 100% de recolhimento das embalagens

01 ago 2007 às 17:40

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, juntamente com o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Moreira Junior, e o presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), João Rando, assinaram nesta quarta-feira (01) a renovação do convênio entre as entidades visando orientação e capacitação de agricultores paranaenses para devolução e destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos. A meta é passar de 98% das embalagens recolhidas para 100%, ampliando a capacitação dos agricultores envolvidos.

Destinação - O Paraná é referência na destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas, sendo responsável por 16% do total recolhido no país, entre os meses de janeiro a junho deste ano. No último mês de junho, foram devolvidas por agricultores paranaenses 3,7 toneladas de embalagens, o que representa 97% da produção consumida no estado e garante ao Paraná a segunda colocação nacional.


Dia do Campo Limpo – O presidente do Inpev disse que aproximadamente 50 mil alunos de escolas públicas estaduais e municipais participarão no próximo dia 17 das atividades do Dia Nacional do Campo Limpo no Paraná, que neste ano será interligado ao Programa Mata Ciliar.


"No dia nacional do campo limpo nos teremos 14 unidades ou municípios trabalhando intensamente junto com as escolas rurais, municipais, universidades e faculdades para promover a conscientização da necessidade de ter o campo limpo", mencionou. Ele explicou que todas as 72 unidades de recolhimento do Paraná promoverão concursos de desenho e de redação nas escolas relacionadas ao tema, sendo que 14 unidades estarão abertas para que a comunidade conheça o sistema de reciclagem e devolução das embalagens.


Convênio - O programa de recolhimento de embalagens é coordenado pela Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa).


O Inpev é responsável pelo transporte e destinação correta das embalagens vazias coletadas nas centrais e encaminhadas para reciclagem ou incineração. Já a UFPR realiza o trabalho de treinamento e pesquisa de campo, com o apoio de universitários e orientação dos professores.


Ao todo, foram capacitadas 4,7 mil pessoas no Paraná, que atuam em 14 centrais de recolhimento e outros totalizando 75 pontos de recolhimento.

Unidades de recebimento - Os produtores rurais paranaenses têm à sua disposição uma ampla rede de unidades de recebimento de embalagens vazias, formada por 14 centrais, localizadas em Cambé, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Cornélio Procópio, Maringá, Palotina, Ponta Grossa, Prudentópolis, Francisco Beltrão, São Mateus do Sul, Guarapuava, Santa Terezinha do Itaipu e Umuarama, além de outros 57 postos licenciados para o recebimento.


Continue lendo