O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou na noite de domingo, em Foz do Iguaçu, que o Paraná não será declarado área livre de transgênicos, mesmo com a insistência do governo do Estado de manter a decisão.
Explicou que isso é impossível já que 600 produtores paranaenses assinaram termo de compromisso e ajuste para plantar produtos transgênicos. Segundo Rodrigues, o ministério está conversando com o governo paranaense para ver a possibilidade de declarar área livre em alguns municípios.
O ministro participou da abertura oficial da 7.ª Conferência Internacional de Pesquisa em Soja, que vai até a próxima sexta-feira, com a participação de pesquisadores e conferencistas de 49 países que discutem a produção de soja no Brasil.
Leia mais:
IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno
Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho
Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo
AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio
Segundo material divulgado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), este é o maior evento sobre soja já realizado no País. São 1.700 participantes inscritos.
O Brasil é o segundo produtor mundial de soja e de acordo com o presidente da conferencia mundial, Flávio Moscardi, com o ritmo da produção brasileira em termos de aumento anual de área e produtividade a expectativa é de que o País chegue a ser líder mundial de produção nos próximos cinco anos.